pub

terça-feira, 12 de abril de 2016

“DEMOCRACIA SOCIAL” À MODA DE HOLLANDE


 


A administração Hollande em França ainda não chegou ao seu destino de popularidade zero mas vai no bom caminho, e à velocidade de TGV, porque as sondagens mais recentes já ruíram para os 17%.
Em boa verdade, o presidente Hollande e o seu braço direito Manuel Valls, que parecem apostados em fazer aplicar a agenda política da fascista Le Pen, se calhar julgando que lhe retiram o tapete eleitoral, continuam com a popularidade em queda vertiginosa, só interrompida tragicamente pelos atentados terroristas. Nessas ocasiões, os seus índices subiram de maneira efémera, com base em declarações de guerra arrogantes e ocas, que os próprios sabem não resolver o problema – resultado que se torna também cada vez mais evidente para os cidadãos.
Quando se esfumam os vestígios de tais declarações que nada resolvem, o que fica é a imagem real da administração Hollande: tendência para eternizar o estado de excepção policial através de leis ordinárias e ataques sem dó nem piedade contra o trabalho, os trabalhadores, os desempregados e as multidões de jovens em busca do primeiro emprego.
A “reforma laboral” engendrada por Manuel Valls, e que tem como principal intérprete a ministra do Trabalho, Myriam El-Khoury, é uma obra-prima de fundamentalismo neoliberal criada pela administração “socialista” de Hollande. A ministra apresentou-a como um exemplo de uma coisa a que chamou “democracia social”, afinal uma falsificação da verdadeira democracia porque tem contra ela o mundo do trabalho e a seu favor apenas a fina elite do patronato gaulês.
Não é difícil expor, em traços largos, as linhas básicas da “reforma laboral” de Hollande, tanto mais que foi copiada da imposta em Espanha pelo neo-franquista Rajoy e, mal viu a luz do dia, logo conquistou a adesão parlamentar do grupo direitista do ex-presidente Nicholas Sarkozy. Maior facilidade patronal para despedir; poder discricionário das empresas em matérias como horários laborais, modificaçõs dos contratos, eliminação ou redução de direitos sociais em férias, descanso e desemprego; maior facilidade das empresas para se declarem em dificuldades económicas, como via para despedimentos colectivos; trabalhadores indefesos perante o jogo das transferências de empresas; agravamento do flagelo da precariedade laboral e da exploração do trabalho de formandos e estagiários; redução ao mínimo da capacidade de intervenção dos sindicatos; sobreposição absoluta dos acordos individuais ou de empresa sobre a contratação colectiva.
Mais de meio século depois, este conjunto de medidas nada fica a dever ao receituário aplicado pelos Chicago Boys no Chile de Pinochet, retomado por Margaret Thatcher, Ronald Reagan e sucessivos herdeiros, até à mais nova geração de Rajoy, Hollande, Valls.
A influente associação patronal Medef saudou o projecto como uma lei “no bom caminho”, torcendo agora o nariz perante supostas alterações, a que o próprio Valls se opõe a ponto de ter ameaçado demitir-se.
Acima de tudo, o olhar do actual governo francês sobre o trabalho, reproduzido no projecto de lei de “reforma laboral” e qualificado como exemplo de “democracia social” – o que quer que isso seja – é uma confissão de alinhamento pelas correntes de autoritarismo político ao serviço dos maiores interesses económicos e financeiros mundiais. Não é preciso consultar qualquer sondagem, nem ir ao âmago do movimento de contestação que percorre a França para saber que não foi em leis deste tipo que a maioria dos franceses votaram. Fica patente, mais uma vez, o que é a democracia para os principais dirigentes da União Europeia.
Quando há necessidade de adjectivar um termo que vale por si mesmo, como é “democracia”, existe a intenção de o distorcer, de o desrespeitar de alguma maneira. Hollande e Valls aplanam o caminho para o regresso em força de toda a direita francesa, neofascistas incluídos. É impossível que ignorem que será esse o resultado da sua gestão, pelo que só nos resta uma conclusão: levaram o papel muito a sério.
 
 
 
 

1 comentário:

  1. Bom dia, José, com saúde.
    Grato pelo pela ajuda dos seus comentários sobre o que se passa no mundo, que me ajudam a perceber melhor os caminhos mas, também, a questionar o que mais será preciso acontecer para que os povos se ponham a andar.
    Antes de me sentar aqui, ouvi, na TELESUR, que não dispenso de todo, um sociólogo francês, jovem, falar de um novo movimento, "Noite em pé", na tradução que faço. Contestam todas as políticas Hollandianas. Pareceu-me que são, ainda, uma amálgama, que se entendi bem, junta jovens de todas as cores e paladares, até da área da Le Pen. E tenho para mim, nesta altura do campeonato, que nós temos ajudado a medrar a confusão, quando continuamos a achar que são de esquerda forças que governam à direita. Ando a pensar que essa fábula do "mal menor", aceitar, por exemplo, votar em gente que enche a boca de esquerda e governa à direita, só tem prejudicado todo o processo e todos os processos. E, quiçá, atrasar os avanços do processo. Porque continuo a pensar que o motor ainda é "a luta de classes", que trás o mundo, para lá das confusões, num polvorinho, falta algo que organize todos estes movimentos que rebentam por todo o lado como os tortulhos desta época, falta a ligação a algo que se tem andado a escapar por entre os dedos.
    Faltarão, provavelmente, no tempo da comunicação, meios de contrapeso aos muitos que veiculam aquilo que sabemos como "ideologia dominante" - vejo-o, a si, tão poucas vezes nos meios de referência... por razões óbvias, claro... Sinto-o quando me cruzo com alguém, con net, e pergunto se conhece "Mundo Cão", "O DIÁRIO", "RESISTIR", para só citar alguns.
    Bem, que passe o desabafo, do qual me penitencio.
    Saudações desde Castelo Branco, aqui paredes meias com Monforte da Beira.
    Elísio Carmona

    ResponderEliminar